NEWSLETTER / Fevereiro 2025
Olá, tudo bem?

A Inteligência Artificial é frequentemente elogiada por sua eficiência criativa, mas será que ela realmente inova ou apenas replica padrões existentes?

A verdade é que a IA não possui os fatores essenciais para a criatividade, dentre eles: a curiosidade, a sensibilidade, experiências pessoais e a intuição. Diferentemente de um artista, que cria suas obras com intenção e significado, a IA usa banco de dados de obras já existentes, o que resulta em imagens genéricas, sem originalidade e sem alma.

Ela não entende emoções, contextos ou referências culturais. Ela não sabe o que é nostalgia, paixão, muito menos aquele arrepio que você sente quando se emociona ao ouvir uma música ou aquela sensação de prazer ao ver uma ilustração que gostou muito.

A IA não possui repertório individual, que é o alimento do pensamento crítico. 
Sem repertório, não é possível pensar.
Ela é eficiente em reconhecer padrões preexistentes, porém opera em sistema binário.
A criatividade 
não é programável: ela mora na singularidade.

Foi compreendendo isso, que em 2024 lancei Caminhos da Criatividade: da teoria à prática, o primeiro livro escrito por uma ilustradora brasileira que analisa a relevância da criatividade e os impactos da Inteligência Artificial no mercado criativo.
Nele convido você a descobrir como a neurociência assimila a relação entre cérebro e máquina (produção humana e IA), investigando o cenário contemporâneo da ilustração. Além disso, você vai aprender como potencializar um dos bens humanos mais valiosos do futuro: a criatividade.
Adquira o eBook aqui: https://lnkd.in/eiTgVicX
Com quase 20 anos de experiência profissional, Anna Anjos já assinou projetos criativos de sucesso para diversas marcas nacionais e internacionais para publicidade, TV e editorial, como Faber-Castell, Nestlé, Globo Filmes, Bauducco, Band, entre outras.
As ilustrações de Anna Anjos têm o DNA do Brasil.

A artista se destaca pelo estilo singular e autêntico. Através desta originalidade, técnica e forte sensibilidade, ela capta o mundo que a cerca, decodificando-o em cores vibrantes, em formas geométricas e elementos orgânicos.
Sua produção é fortemente inspirada na cultura visual e musical das raízes brasileiras (festas e tradições populares), na cultura africana (Iorubá) e na ancestralidade dos povos originários do Brasil. Também as religiões de matriz africana e indígena, ficção científica e as mitologias do mundo são elementos que participam do universo de sua criação.

Para novos projetos de ilustração e design, palestras e workshops
envie um email para:
estudioannaanjos@gmail.com
Vamos trabalhar juntos? 
Back to Top